Resenha – Oldboy

Hey hey negadis! Tudo bão?

Não sou muito bom com resenhas, mas realmente me vi obrigado a falar sobre este filme. Tenho a impressão de que é um filme muito criticado, mas pouco assistido pelo público em geral. Costumo ouvir várias reclamações sobre a violência, mas pouquíssimas considerações sobre a trama e os personagens… como já devem ter imaginado, eu achei o filme sensacional =D

Pra quem quiser um gostinho do que vem pela frente:

Como eu falei, sou péssimo em resenhas, por isso copiei uma que eu achei concisa e clara:

“Um homem comum, vive sua vida ordinária em 1988, até ser seqüestrado no dia do aniversario de sua filha. Oh Dae-su passa os anos seguintes em um pequeno quarto, tendo contato com o mundo apenas através de uma TV. Ele passa os dias escrevendo o diário de sua prisão e preparando sua vingança. Após 15 anos ele acorda no alto de um prédio, sem saber porque foi preso, quem o prendeu e onde esteva, mas seu algoz continua a manter contato com ele, dando apenas 5 dias para que ele descubra a verdade. O roteiro é muito melhor do que aparece pela sinopse.

Old Boy é um filme Koreano, que fica evidente pelos nomes, segundo capítulo de uma trilogia sobre a vingança. O primeiro foi Sympathy for Mr. Vengeance, não lançado no Brasil. Os filmes não precisam ser vistos em ordem para entender a estória, a ligação entre eles é a vingança, motivação principal das duas sagas.

Ocidentais gostam de colocar todo oriente dentro de um mesmo pacote, mas cada cultura tem diferenças essenciais, assim como cada escola cinematográfica. As interpretações em Old Boy não são exageradas, como nos filmes japoneses, nem fantásticas como nos épicos chineses. Os atores tem participações interessantes e convincentes. Não são atuações idênticas aos ocidentais, por isso parecem estranhas, mas são mais próximas a hollywood que outros filmes da região.

Fica difícil falar mais sobre o filme, porque a estória é tão bem amarrada e construída, que qualquer informação pode estragar toda expectativa e experiência, por isso Old Boy é tão bom. A vingança chega aos níveis mais sádicos e negros, sem que os personagens deixem de ser humanos, com reações humanas. Old Boy é pesado, maduro e imperdível para quem gosta de um bom filme e sente falta de filmes onde o terror psicológico é muito mais importante que corpos caídos no chão, e se Old Boy não estiver passando em sua cidade, pegue na locadora, vale a pena.” Fonte.

Dados técnicos e elenco:

Título original: (Oldboy)

Lançamento: 2004 (Coréia do Sul)

Direção: Park Chan-wook

Atores: Choi Min-sik (Oh Dae-su), Yoo Ji-tae (Lee Woo-jin), Gang Hye-jung (Mido), Chi Dae-han (No Joo-hwan), Oh Dal-su Park (Cheol-woong), Kim Byoung-ok (Mr. Han), Lee Seung-shin (Yoo Hyun-ja), Oh Gwang-rok (Suicida).

Duração: 120 min

Gênero: Suspense

Bom, como o autor da resenha disse, a tensão psicológica é angustiante. E, além de eu curtir esse tipo de filme (que deixa a gente pilhado), acho que gostei demais de Oldboy porque há tempos eu não assistia algo que prestasse. Nas grandes salas de cinemas, em geral, temos aquelas megaproduções com personagens e enredos clichês, quando sabemos que a maior parte do filme acontece em frente a uma tela azul… ou então as malditas e intermináveis e repetitivas “comédias românticas”…

Oldboy não precisa disso. Embora realmente haja um pouco de violência, ela me parece plenamente compatível com o enredo, e não algo que apenas quer ser sangüinolento (como Jogos Mortais ¬¬). E, sinceramente, acho que se fosse comigo, minha vingança talvez fosse pior xD

Aliás, pensando agora, histórias sobre vingança costumam me empolgar bastante, vide O Conde de Monte Cristo. Leitura obrigatória para quem curte o tema (o filme também é ótimo)! Ah a vingança, essa doce e perigosa jornada xD

Se alguém tiver dicas de animes/doramas/filmes/livros sobre o tema, fiquem à vontade para indicar nos comentários!

See ya… !

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Live action

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s