Mabinogi e seu estranho mundo de damage.

O Kakashi7 veio conversar comigo in-game e agora posso linkar o post dele sem medo xD…

Original Post: http://mabiumby.wordpress.com/2010/05/23/understanding-the-mabinogi-damage-system-article-courtesy-of-kakashi7/
Retirado do blog: http://mabiumby.wordpress.com/

“Just apologizing again to him, really sorry Kakashi…i’m just to much affraid to talk with pro ppl xD. You’re one of the people in NA that I’m a fan lol =p”

Bom, eu tava jogando esses dias e no guild chat surgiu uma duvida, que foi, 1-handed x 2-handed weapon/ego.
Eu tentei explicar o maximo que pude, mas acho que não conseguir deixar alguns pontos claros que vou tentar comentar aqui.

Allright, let’s go! =D

É comum ver pessoas perguntando “que es eu devo usar para aumentar damage”, “broad é melhor que gladius?”, “max damage é melhor que min?”. Foi dessas mesmas perguntas que eu tive interesse de procurar saber sobre isso mais “profundamente” e agora vou tentar colocar um fim nessas duvidas.

Para entender como o max e min damage sera adicionado no seu damage final primeiramente voce deve entender a questão do balance. Acho que a maioria aqui ja sabe ou percebeu que quanto maior balance mais voce se aproxima do seu max damage, ja com balance mais baixo raramente voce chega ao seu max. Concluindo, balance estabiliza o damage e aumenta “média” do seu dano.

Então o que pode ser considerado balance? Ele determina seu max e min damage. Quanto maior balance, mais voce tera hits perto do max do que do min.
Por exemplo, um player com 30% de balance tera seu max damage valendo 30% comparado ao min, o que daria 100-30 = 70% na média do damage, tendo uma proporção de 3:7. Essa proporção demonstra que o player com 30% de balance pode ter 3 min damage ou 7 max damage que no fim das somas ele tera o mesmo efeito no dano médio. Em outras palavras, 3 min damage equivalem a 7 max damage. E com isso fica obvio que o min damage é muito mais importante que o max se o balance do player for baixo.

Em resumo, para um player que tenha 50~100 damage com 30% de balance, podera ser calculado com a mesma formula de min e max damage só que no caso procurando seu dano médio.

Dano médio = Max*balance + min *(1-balance)
Ou por exemplo:
100*0.3 + 50 *(1-0.3) = 65

Ou seja, o dano médio desse player sera 65.

Porém, o balance tem cap de 80%, esse cap nunca será mudado em nenhum atualização. Sendo assim, a proporção maxima de min/max sera 8:2; ou simplesmente 4:1. A cada 4 min damages vale 1 max damage quando seu balance for 80%.

O mabi usa uma curva de distribuição normal (distribuição de Gauss) para gerar o damage entre max e min com o segmento da curva.
Mantendo o mesmo exemplo acima, uma pessoa com damage 50~100 mas com 50% de balance, seria mais ou menos isso:


Mal, o arco do graficou ficou torto porque eu fiz no paint =P, na verdade ele inteiro ficou ruim xD (a escala tambem não ta certa)…mas da pra pegar a idéia. Considerando o fim da subida do arco como 80% de frequencia, chegamos ao dano médio de 75, o que da certinho 50% do seu damage real.

E agora uma pessoa com mesmo damage, mas com 80% de balance:

Isso significa que seu hit normal vai ser em torno de 90 (Dual da esse damage nas duas mãos). Sei que algumas perguntas devem surgir em questão a esse grafico, então vou responder a que mais acho que ouviria, “eu tenho a mema porcentagem de dar 50 e 100 de dano?”. Não, o grafico não representa o apice do damage e sim o que ele gira em torno, logo podemos dizer que seu damage “real” seria 90~100 com 80% de balance, logico que isso é uma especulação, voce pode dar dano de 70 por exemplo, mas dificilmente menor que isso. Isso explica a estabilidade que o dano tem com balance alto.

Essa é a base do damage no Mabi em estatiscas. Se voce leu até aqui deve ta pensando “Porque diabos eu precisso saber isso” ou “O que isso tem a ver com ego?”. Bom, com isso voce consegue não só achar seu dano médio como voce tambem encontra o da arma. Como por exemplo:

Battle Sword 21-74 (upgrade vem na g10)

74*0.8+21*0.2 = 63.4

Gladius 41-69

69*0.8+41*0.2 = 63.4

Broad Sword 0-75

75*0.8+0*0.2 = 60

Não vou postar de todas, se quiserem é só fazer as contas. Enfim, isso não quer dizer que a gladius seja melhor que a broad por causa do seu dano médio maior, a broad em algumas “raras” ocasiões vai chegar num damage maior que a gladius.

Well, well…seguindo adiante, vamos falar sobre ego. Assumindo que as melhores egos one-handed são as tres; gladius, bastard e muramasa. Levando em considerção que as 3 chegaram ao seu cap (lvl 40 em todos status) teremos…

Bastard Sword 54~156,

54*0.2+156*0.8 = 135.6

Muramasa ??~149

55*0.2+149*0.8 = 130.2

Gladius 87~145.

87*0.2+145*0.8 = 133.4

Bom como mostrado, bastard ganha com uma grande vantagem, gladius fica em segundo lugar e muramasa em terceiro (pelo menos por enquanto, até tirarem o cap na g10)
Considerando que a proposta de ego em one-handed seja spamear WM, a bastard é a que fica em destaque caso voce consiga fechar pelo menos 30% de critic no lvl 1/1, logo que o cap for tirado é provavel que a Murasama seja a melhor opção.

Agora vamos entender uma coisa antes dos flames, 2-handed egos tem tem o max damage maiores que 1-handed e ganham o bonus de 100% no smash, então porque eu devo fazer uma ego 1-handed?
Primeiramente, voce não deve, isso é uma escolha sua, mas levando em consideração tudo o que eu disse acima voce terá um pequeno problema com ego 2-handed, simplesmente pq tudo o que eu disse eh aplicado a monstros com 0 def e 0 protection e esse é um fator que vai mudar muito o “play style” ao longo do jogo.

Vamos tomar como exemplo, G10 e G11 (Lifting the City’s Shadows e Another Alchemist) em hard mode, os monstros tem def entre 55~60 (tirando os golens que provavelmente tem mais), o que precissaria 110~120% de critic pra voce ter uma change de 0.5% e 140~150% para 30%, ambos no smash, o que certamente voce não ira alcançar com nenhuma ego.
Por outro lado, com 1-handed e 30% de critic voce pode dar critic nesse tipo de monstro com wm o que daria muito mais dano comparado ao smash de uma 2-handed e logicamente superar o wm da mesma. Mesmo descartando o bonus de 2-handed no “set” gladius|broad|bastard/ego 1-handed…o beneficio no fim é maior.

Mas mesmo assim, como eu disse, é realmente um pequeno problema, mas digamos que isso afeta os mais “hardcores”, uma boa 1-handed ego é melhor que uma 2-handed sim, mas isso é questão de gosto, até porque de qualquer modo para dar critic com smash em hard mode é praticamente impossivel para as duas opções.

Com isso fecho esse post, espero que voces sejam felizes nas escolhas que se seguirem e que essa duvida tenha um fim. E para os WMillers… unica coisa que posso falar é que voces tão no caminho certo =D.
WM POWER…

PS: Não vou tirar duvida de NINGUÉM, nem in-game nem fora. Tudo isso que postei eu fui atras, descobri sozinho e to dando mastigado pra voces. Então não venham com “Koni, qual é a média de dano da bastard” porque eu simplesmente vou ignorar.

PS2: Podem surgir duvidas pertinentes ao assunto, se realmente surgir e não for flame/trolling eu respondo na comu.

Agradecimento e “Fontes”: Kakashi7 e fan forum coreano/japones do mabi.

“The time has come for you, to wield your power! Going foward… but there is one thing you mustn’t forget. You must accept… your destiny.”
Konishi – Tarlach
08.06.2010

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Animes

3 Respostas para “Mabinogi e seu estranho mundo de damage.

  1. Nanary

    por isso eu digo, use is e pronto, não c importe com o protect

  2. Kakashi7

    Thanks for the Portuguese translation of my damage guide. Here’s a link to the original article for the English readers.
    http://mabiumby.wordpress.com/2010/05/23/understanding-the-mabinogi-damage-system-article-courtesy-of-kakashi7/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s