Hayao Miyazaki

Hey people, aqui não pretendo falar da vida desse grande mestre da animação japonesa, mas simplesmente apresentar seus principais trabalhos, já que muitos otakus que conheço não sabem exatamente o que ele fez.

Em ordem cronológica:

Nausicaa

風の谷のナウシカ, Kaze no Tani no Naushika (Nausicaä of the Valley of the Wind) – Lançado em 1984, conta a história de uma princesa de um pequeno povoado, que precisa sair em uma jornada solitária para encontrar um meio de parar a poluição que destrói seu mundo e evitar uma espécie de apocalipse.

Laputa

天空の城ラピュタ, Tenkū no Shiro Rapyuta (Laputa: Castle in the Sky) – Neste filme de 1986, temos uma dupla de aventureiros em busca do reino voador de Laputa. Segundo o próprio autor, trata-se de uma história de descobertas e encontros maravilhosos, com uma mensagem de esperança.

Totoro2

となりのトトロ, Tonari no Totoro (My Neighbor Totoro) – Estreiando em 1988, traz a história de dois irmãos que conhecem um espirito da floresta (Totoro), e realizam uma série de fatos incriveis para que possam ver a mãe doente, internada em um hospital.

Kiki1

魔女の宅急便, Majo no Takkyūbin (Kiki’s Delivery Service) –  Lançado em 1989, narra a trajetória de uma bruxinha ao completar seus 13 anos, idade em que, segundo o regulamento das bruxas, deve se tornar independente.

 

Porco1

紅の豚, Kurenai no Buta (Porco Rosso) – Estreiou em 1992, sendo concebido inicialmente como um curta-metragem para ser exibido em viagens aéreas executivas, o filme tornou-se um longa a partir do momento em Hayao assumiu a direção. Conta a história de um piloto italiano, que deixa o fascismo de lado e vira uma espécie de caçador de recompensa.

 

Mononoke_poster

もののけ姫, Mononoke Hime (Princess Mononoke) – Lançado em 1997, este longa conta a trajetória de uma princesa da floresta, para salvar seu reino da destruição, bem como tentar proteger os semi-deuses que vivem na floresta. No entanto tudo se encontra ameaçado devido a construção de um grande centro “urbano” nas proximidades, o que gera muita poluição e conflitos de existência, levando a lutas cada vez mais sangrentas. Sem dúvida, dentre as obras de Hayao, é a minha favorita.

 

Sen_main_poster

千と千尋の神隠し, Sen to Chihiro no Kamikakushi (Spirited Away) – Vindo a público em 2001, é uma das obras mais famosas no ocidente, sobretudo por ter ganho o Oscar de melhor animação em 2003. Aqui, Chihiro e seus pais são transportados para um mundo diferente e um tanto perigoso. Neste mundo, os pais de Chihiro são transformados em porcos, e para salvá-los a protagonista terá de trabalhar neste mundo como escrava, no entanto não será tão fácil assim…

 

Howl_main_poster

Howl’s Moving Castle (2004) – Baseado em livro homônimo, acompanhamos uma garota que vive no corpo de uma velha de noventa anos, pois foi amaldiçoada por uma bruxa local. A partir de então ela busca um caminho para o castelo de Howl, um mago que também foi amaldiçoado e precisa encontrar o amor de uma jovem…

 

Ponyo

崖の上のポニョ, Gake no Ue no Ponyo (Ponyo on the Cliff by the Sea) – Último filme de Miyazaki (até o momento), lançado em 2008, mostra a amizade entre um peixe-dourado encantado e um garoto chamado Sosuke. No entanto, esse relacionamento pode destruir o mundo de ambos personagens, sendo assim, são obrigados a testar sua lealdade e confiança um no outro.

 

Como eu disse no começo do post, a idéia era apresentar as principais obras do mestre, por isso optei por comentários curtos sobre os filmes, afinal não quero dar spoillers. Espero que quem não conheça a obra, procure os filmes, e quem já viu, reveja. Aliás, é o que farei com Mononoke Hime hoje!!!

Ah sim, eu queria colocar alguns videos também, mas o Youtube estava em manutenção =(

 

See you next, space cowboy!


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Animes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s