Game music!

Hey people! Não, este não é um post sobre Guitar Hero. Mas sobre OST (original soundtrack) de games. Sabe-se lá porque demorei pra ter a idéia de fazer um post relacionado a isso, mas aposto que o Kakashi vai pensar “tava demorando…”. Enfim, o que quero dizer é que quem me conhece sabe que eu curto muito ost’s, de games ou filmes, e o motivo é simples: elas são fodas!!!

TP Master SwordEssa imagem do Zelda não é meramente ilustrativa! Simplesmente representa uma das séries mais fodas dos games com músicas brilhantes *_*

Deixo claro que não sou nenhum “entendedor” de música, mas gosto de ouvir =P

Apresentado o meu interesse pelo assunto, deixo aqui a outra justificativa para esse post: simplesmente vejo pouca coisa sobre o assunto =(

Não que não existam outros sites falando sobre isso com muito mais competência, mas as vezes me parece algo subestimado. Espero que seja uma impressão errada!!!

Sinceramente, não entendo aquelas pessoas que jogam videogame ouvindo rádio, oras, a música é elemento essencial do jogo, seja boa ou ruim! Concordo, realmente existem games com trilhas não muito coerentes, ms a maioria não deixa a desejar não! Vamos aos exemplos!

Sonic Adventure 2 para o Dreamcast (graças ao Kakashi tive oportunidade de jogá-lo!), sem dúvida é um jogo muito legal, mas tem lá suas falhas. Ao meu ver, uma delas é a trilha, que muitas vezes mais atrapalha do que ajuda, e em geral acaba fugindo do contexto dos cenários. A minha lembrança mais emblemática desse jogo é uma fase com o Knuckles, em que fica tocando um rap muito cansativo, sem contar que a fase também é meio chata, e o cenário não tem nada a ver com rap!

Não que eu tenha algo contra esse esilo, aliás, curto muito rap e hip-hop francês e japonês, mas o fato é que simplesmente não combinava. Uma vez, peguei um jogo policial, e só tocava rap/hip-hop, e ficou perfeito! Sei lá, pode ser uma visão tradicional associar esse estilo de jogo à esse estilo musical, mas que ficou muito bom, isso ficou!

Outro exemplo marcante pra mim são os jogos do Mario! Quem não se lembra dessa música:

As únicas pessoas que eu conheço que não sabem terminar essa música ou não sentem um pinguinho de nostalgia são aquelas que nunca jogaram. As músicas dessa série são muito boas, e combinam perfeitamente com as fases, inclusive as mais irritantes! No meu caso eu odiava as fases de água ¬¬’

O que eu acho mais fantástico é o poder que a música tem de aproximar alguns grupos. Não foram poucas as vezes que vi estranhos se dando bem por causa de um gosto musical comum. E com os games não é diferente, o melhor exemplo disso é a One Winged Angel, quando tocada em qualquer evento de anime/rpg, a maioria da galera fica possúida ahahauauhhuhuhua

Enfim, estou começando a viajar já…bom, par ir fechando o post só mais um exemplo: Shadow of Colossus. A particularidade desse jogo é que, assim como ICO, não possui uma trilha sonora. Os sons presentes são apenas elementos do cenário, seja grama sendo pisada pelo cavalo, ou o vento mais forte ao cair da noite. Mas isso tem um efeito fantástico sobre o jogo, conseguindo manter um “silêncio” que ajuda o jogador a mergulhar no enredo e explorar cada canto do cenário. Afinal, explorar é a principal coisa que se deve aprender nesse jogo, pois, para cada Colossus existe um ponto fraco que é preciso descobrir bem rápido!

shadow_of_the_colossus2bEntendeu porque é necessário literalmente explorar o inimigo?

Por fim, deixo uma lista com as minhas trilhas sonoras preferidas, já adianto que não foi nem um pouco fácil fazer isso, e que muita coisa boa ficou de fora. Mais detalhes eu trarei nos posts seguintes, nos quais apresentarei os jogos aqui listados.

1- Mario

2- The Legend of Zelda

3- Chrono Cross

4- Final Fantasy Tactics

5- Castlevania

6- Medal of Honor

7- Final Fantasy VII

8- Final Fantasy XII

9- Shadow of Colossus

10- Tetris

Fica aí a minha lista! Já adianto que pedirei ajuda ao Kakashi para os posts seguintes, afinal ele manja mais do que eu =p e talvez por isso (dos posts serem feitos em dupla) demore um pouquinho. Ou não, vai saber!

Agora me retiro para as tarefas ingratas de um domingo com uma tarde fria e um céu acinzentado…T_T

See you next, space cowboy!!!

Deixe um comentário

Arquivado em Animes

Deixe um comentário

